quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ESCOLAS DE VALÊNCIA (ESPANHA) ECONOMIZAM US$ 50.000,00 USANDO SOFTWARE LIVRE

Não é a primeira organização que mostra os benefícios de fazer a migração de software proprietário para software livre. Mais e mais as autoridades locais e os governos estão percebendo que há mais baratas e melhores alternativas para o software utilizado, e a distro Linux de Valencia é o exemplo perfeito. Neste caso, as autoridades locais estão usando uma distribuição Linux chamado Lliurex, que se baseia na Edubuntu. 

"O governo da região autônoma de Valência (Espanha) no início deste mês disponibilizou a próxima versão do Lliurex, uma personalização da distribuição Edubuntu. A distro é usado em mais de 110 mil PCs em escolas da região de Valência, economizando cerca de 36 milhões de euros para os últimos nove anos, diz o governo. A distribuição Lliurex é gerenciada por meio do Ministério das Finanças e da Administração Pública. Durante a instalação, os usuários podem escolher entre diversas variantes, adaptadas por exemplo, para uso em casa, nas escolas ou por pequenas e médias empresas ", disse um artigo no site oficial da Comissão Europeia. 

"Uma das novidades é LliureX-Lab, um aplicativo que faz com que seja possível a utilização de vários PCs em sala de aula como uma ajuda para o ensino de línguas. Ele permite que os professores usem multimídia e elementos interativos. Os professores também podem compartilhar seus desktops com os alunos, e criar videoconferências em grupo, ajudando a avaliar o trabalho dos alunos."

A região autônoma espanhola de Valência é também um grande fã do LibreOffice. Essa suíte de escritório está sendo usado em 120 mil PCs da mesa de administração, incluindo escolas e outras entidades. A adoção generalizada do LibreOffice vai ajudar o governo a economizar um adicional de € 1.500.000.





Emanuel Negromonte





Fonte do Texto e da Gravura: 
Portal Comunitário Sempre Update
http://www.sempreupdate.com.br/2014/08/escolas-de-valencia-espanha-economizam.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário