Definir a diferença entre a Pedagogia Waldorf e as tradicionais equivale, para alguns aficionados, dizer que “a Pedagogia Waldorf forma, a tradicional informa”. Trata-se de uma afirmação que contém uma grande parcela de verdade, mas não toda a verdade.
Realmente, a Pedagogia Waldorf visa à formação do ser humano; quer desenvolvê-lo harmoniosamente em todos os seus aspectos: inteligência, conhecimentos, vontade, ideais sociais etc.; quer despertar todas as suas qualidades e disposições inatas e estabelecer um relacionamento sadio entre o indivíduo e seu mundo ambiente – que inclui os outros homens. Mas a ‘informação’ também é necessária: sem ela, nenhuma formação é possível. Ela transmite, portanto, conhecimentos em grande quantidade; transmite-os em maior riqueza e diversidade do que a escola comum, pois não se limita a um programa mínimo de matéria, mas visa criar, dentro da sala de aula, uma imagem do mundo. Os conhecimentos são, pois, um meio importante para a formação; não são um fim em si, mas um instrumento poderoso e imprescindível.
De outro lado, a Pedagogia Waldorf descarta tudo que é apenas conhecimento inútil, abstrato, enciclopédico, sem relação com a vida. Para dar um exemplo: ela prefere, na geografia, transmitir uma imagem viva de um país, de uma região ou de um processo telúrico, em vez de abarrotar a memória do aluno com nomes próprios e dados que em nada contribuem para constituir uma unidade orgânica e que se encontram em qualquer enciclopédia, à disposição de quem quiser abri-la. São dados mortos, que apenas pesam na memória e nada fazem para uma autêntica vivência do mundo. Essa ligação com o mundo, considerado como habitat vivo e orgânico da humanidade, é uma das metas principais da Pedagogia Waldorf. Ela quer formar indivíduos práticos e conscientes. Por isso, toda alienação lhe é estranha.
Rudolf Lanz
Sugestão de leitura: "A Pedagogia Waldorf – Caminho para um ensino mais humano", Rudolf Lanz.
Fonte: Biblioteca Virtual da Antroposofia
http://www.antroposofy.com.br/forum/formacao-ou-informacao-2/
Fonte da Gravura: pixabay.com - CC0 Creative Commons - Public Domain
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