sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

SOLIS INVICTUS - MITRA, O DEUS SOL

 


[...] A religião chamada mitraísmo surgiu na Pérsia, atual Irã, com forte inspiração do zoroastrismo. Com as expansões de Roma, o mitraísmo tornou-se bastante popular entre os soldados. Logo, ela viria a ser uma das religiões mais influentes no Império.

O mitraísmo era uma religião de mistérios. Isso significa que ela transmitia seu conhecimento através de símbolos, palavras e rituais de iniciação. Pouco se sabe dos rituais do mitraísmo, pois seus conhecimentos eram transmitidos oralmente. Mas graças ao trabalho criterioso de arqueólogos, foi possível analisar seus vestígios materiais.


O local onde se realizavam esses rituais era o Mithraeum. Ele ficava em geral em cavernas ou em construções subterrâneas. Tinha um formato de quadrilongo em proporção áurea e no lado oriental havia um altar onde simbolicamente era sacrificado o Touro. O Touro simboliza a Era anterior à de Aries, que muda num ciclo de cerca de dois milênios num movimento astronômico chamado de Precessão dos Equinócios.

Como Mithra simbolizava o Sol, ele nascia três dias depois do Solstício de Inverno do Hemisfério Norte, ou seja, 25 de dezembro. Ao longo do ano, ele fazia ciclicamente o caminho das 12 constelações zodiacais.

O ritual de Mithra mantinha a reverência ao Fogo Sagrado, mas era uma religião puramente masculina. Só que havia em Roma uma outra religião que adorava o Fogo Sagrado e que era exclusivamente para mulheres. Elas eram as as Vestais, que mantinham um pacto de preservarem a virgindade.

Quando a religião cristã foi criada, ela absorveu tanto as influências do mitraísmo quanto dos cultos vestais. Mas a nova religião deixava de ser um caminho iniciático e se tornava aberta. Mithra foi identificado como Jesus e sua mãe, Maria, foi associada à virgindade da Deusa Vesta.

Dali para frente, o cristianismo católico romano faria sempre o mesmo movimento: incorporava os elementos dos cultos pagãos, enxertando-os em sua cosmovisão. Deuses viraram santos e assim a Igreja Católica se tornou a herdeira do Império Romano.



Thomas de Toledo



Fonte do Texto e das Gravuras: BIBLIOT3CA FERNANDO PESSOA
E-Mail: revista.bibliot3ca@gmail.com – Bibliotecário- J. Filardo
https://bibliot3ca.com/2023/12/26/solis-invictus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário