sábado, 13 de agosto de 2016

COOPERAÇÃO - UM SADIO IDEALISMO

Desde tempos imemoriais, à cooperação o homem deve sua sobrevivência. Foi vivendo em comunidade que o homem conseguiu, no processo social da evolução, encarar a cooperação como meio de realizar seus propósitos de trabalho, convivência e relações humanas.

A cooperação consiste em trabalhar e viver em comum nos diversos níveis da atividade social. Por meio da cooperação os seres e os grupos humanos elevam-se de um plano de desenvolvimento social ao seguinte, mais rico e mais estimulante.

A cooperação é um “modus vivendi”; é uma filosofia de vida; constitui-se num grupo de princípios ou bases destinados à orientação não só dos indivíduos como de toda a sociedade humana. A cooperação é de tão grande alcance quanto o bem-estar da humanidade.

A cooperação é mais do que trabalhar em conjunto, é mais do que viver em sociedade, é lutar em prol de uma meta, de uma causa, tão inclusivas como o é a humanidade. A cooperação é uma causa capaz de absorver a consciência e subordinar-lhe à atuação ao bem comum. A cooperação é uma causa capaz de levar um homem a orientar as suas atividades ao serviço de terceiros e em prol do mais amplo bem humano.

E. R. Bowen lança mão de alguns slogans que se poderiam considerar como os objetivos de maior importância da educação cooperativa, tais como o objetivo de esclarecer o público com respeito ao movimento cooperativo, o de animar o pensamento com relação ao cooperativismo, o de “criar a propensão do consumidor” e o de “desenvolver o espírito de cooperação”.

Na Suécia o movimento cooperativo visa à “educação de homens e mulheres no sentido mais lato da palavra”, isto é, a educação dos indivíduos para que se sintam “espiritualmente vivos e impelidos por sadio idealismo”.

O significado primitivo do vocábulo cooperação é “trabalhar junto”. Há a suposição oculta de que as pessoas que cooperam estão trabalhando juntas de boa-fé, não se tendo reunido para se aproveitarem de quem quer que seja.




Emory S. Bogardus






Fonte: do livro “Princípios de Cooperação”
Ed. Lidador, Rio de Janeiro-RJ
Fonte da Gravura: http://www.allwidewallpapers.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário