terça-feira, 15 de julho de 2014

LINUX - CANONICAL E UBUNTU AJUDAM MUNIQUE A ECONOMIZAR MILHÕES EM PRODUTOS MICROSOFT

Talvez seja um pouco espantoso para muitos ou até mesmo alguns já esperavam, os Governos estão migrando para o mundo "Open Source" e, pelo visto, em breve teremos a Microsoft não tão contente e realizada com o que se chamava de "sistema inofensivo de código aberto". Realmente o Linux é inofensivo em relação ao mercado, aos lucros. O Linux não é uma instituição que visa lucros e por isso é um peso, desde de 2012, nas pernas das empresas que querem encher cofres e aumentar lucros. 

A cidade de Munique tornou-se um dos mais proeminentes exemplos de uma administração de cidade que mudou de produtos da Microsoft para "Open Source", e parece que a Canonical e o Ubuntu (um dos sistemas operacionais Linux) foram uma parte instrumental dessa mudança. 

A cidade de Munique conseguiu livrar-se da dependência da Microsoft, mas deu trabalho. Os benefícios da mudança de produtos da Microsoft para o "código aberto" ("open source") podem parecer caro, mas os custos são significativamente mais baixos do que uma atualização, e ele irá provar ser muito mais barato no futuro. 

Mover-se de uma "solução proprietária" para uma "fonte aberta" não é tão simples quando você tem uma cidade do tamanho de Munique. Possui 22 unidades organizacionais e cada uma dessas unidades tem o seu próprio departamento de TI, para não mencionar as diferentes versões dos aplicativos. 

As autoridades locais não poderia simplesmente adotar uma distribuição Linux. A primeira tentativa foi feita com o Debian, em 2006, mas o Debian não tinha uma agenda de lançamentos previsível. É assim que o novo LiMux nasceu, um sistema operacional baseado no Ubuntu, e tudo mudou. 

Este enorme projeto ajudou Munique economizar €10 milhões (13,6 milhões dólares) em 2013, isto se levarmos em consideração apenas os custos de atualização. Esse montante pode ser muito maior se pudéssemos quantificar o suporte oficial para o software e outros custos que sempre aparecem nas letras pequenas. Nós brasileiros sabemos que "as letras grandes dão e as pequenas tiram", não é? 

Agora, em Munique, há 14.000 PCs que estão executando o sistema operacional LiMux e esse número continua a aumentar. É muito provável que outras cidades alemãs irão fazer o mesmo, especialmente os vizinhos de Munique.

Munique demorou 13 anos para terminar a transição, mas no final eles conseguiram salvar um monte de dinheiro e provar que o Linux é realmente uma solução muito boa e gratuita para a infra-estrutura de TI de uma cidade inteira.





Emanuel Negromonte





Fonte do Texto e da Gravura: 
Portal Comunitário Sempre Update
http://www.sempreupdate.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário